Terrine de sardinha Diário do Olivier
Ingredientes
- 6 unidades inteiras de sardinha
- 2 cenouras sem casca
- 1 cebola roxa
- 2 colheres de chá de pimenta-do-reino em grãos
- 2 colheres de chá de semente de coentro
- 4 galhos pequenos de alecrim fresco
- 4 galhos pequenos de tomilho fresco
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 1 litro de óleo de girassol (ou milho, canola…)
- Sal (a gosto)
Modo de preparo
Tire a escama das sardinhas e, com um pequeno corte na barriga do peixe, limpe por dentro. Com uma faca, corte a cabeça da sardinha até a faca encostar na espinha. Faça isso dos dois lados da cabeça. Coloque os dedos, formando uma pinça, dentro destes dois cortes até pegar a espinha. Puxe delicadamente tirando todas as espinhas do peixe e, automaticamente, abrindo-o ao meio. A sardinha ficará aberta como um filé, que deve ser cortado em dois pedaços menores.
Corte as cenouras em rodelas e fatie a cebola roxa. Cubra o fundo de um pote ou panela com um pouco da cenoura e cebola, formando uma camada. Adicione um pouco dos grãos de pimenta-do-reino, grãos de semente de coentro, alguns galinhos de alecrim e tomilho frescos, e um pouco de vinagre. Em cima disto, coloque alguns filés de sardinha com a carne virada para baixo. Adicione mais um pouco de vinagre, sal a gosto e um pouco de óleo.
Repita o processo fazendo mais uma camada dos ingredientes (cenoura, cebola, etc) e coloque os últimos pedaços de sardinha novamente voltados com a carne para baixo. Cubra totalmente com óleo, tampe e leve à geladeira. Deixe marinar por, pelo menos, uma noite inteira, para que o peixe pegue o sabor de todos os ingredientes e o sal e o vinagre cozinhem levemente a sardinha. Coma gelado, com pão e manteiga.