Torta de maçã com calda de caramelo Diário do Olivier

Voltar

torta-maca-2-1

Ingredientes

  • 1 kg de farinha
  • 1 e ¼ tablete de manteiga gelada
  • 300 ml de leite
  • ½ litro de água
  • 250 g de açúcar
  • 2 bastões de canela
  • 4 maçãs cortadas em finas fatias, com casca
  • 4 maçãs sem casca, sem miolo e picadas grosseiramente
  • 9 colheres (sopa) de açúcar
  • Pimenta-do-reino em grãos
  • ½ limão
  • ¾ copo de creme de leite
  • Flor de sal (sal marinho)

Modo de preparo massa

Em uma vasilha grande, coloque a farinha e o tablete inteiro de manteiga, cortado em pedaços menores. Com as mãos, “dissolva” a manteiga na farinha até formar uma espécie de farofa. Faça um “furo” no meio do recipiente afastando a farinha com manteiga e jogue o leite no meio. Com a ponta dos dedos, vá misturando o leite com a farinha.  Quando tudo estiver misturado, vá juntando até formar uma bola.

Coloque esta massa dentro de um saco plástico, aperte bem o plástico na massa e vá abrindo-a com as mãos, espalhando a massa de forma homogênea dentro do saco. Leve para a geladeira por duas horas. Quando estiver pronta, tire a massa da geladeira e retire o saco plástico.

Coloque farinha em uma bancada e um pouco dos dois lados da massa.  Inicie abrindo primeiro com as mãos, começando pela borda e formando um “morrinho” no meio da massa. Só então abra a massa com o rolo, até chegar em um ponto nem fino, nem grosso.

Unte uma forma com manteiga e farinha. Coloque a massa em cima da forma e vá encostando bem nas bordas, com o dedo. Tire o excesso e faça vários furinhos no fundo da massa com um garfo. Coloque um pedaço de papel manteiga em cima da massa, cobrindo-a inteira.

Jogue uma grande porção de feijão em cima deste papel manteiga e leve a massa ao forno por 15 a 20 minutos, a 220ºC.

 

Modo de preparo Flores de maçã

Em uma panela, leve ao fogo uma mistura de água com açúcar (uma dose de água para meia dose de açúcar / aproximadamente ½ litro de água e 250g de açúcar). Acrescente um bastão de canela e deixe ferver para fazer um xarope. Quando começar a ferver, adicione as finas fatias de maçã e mergulhe-as neste xarope. Deixe-as rapidamente (aproximadamente dois minutos) e retire com uma escumadeira.

Espalhe-as em um recipiente (elas vão estar molinhas e mais transparentes. Este processo precisa ser feito para que, ao montar as flores, as fatias de maçã não quebrem) e monte as flores: cada fatia formará uma pétala. Pegue uma fatia e faça um tubinho. Coloque outra fatia em volta dessa e comece a formar as pétalas, sempre com a casca para cima.

 

Modo de preparo compota de maçã

Em uma panela, coloque as maçãs picadas e acrescente uma colher de sopa de açúcar para cada maçã (portanto, quatro colheres). Coloque também um pouquinho de pimenta-do-reino em grãos e um bastão de canela. Adicione um pouquinho de água quente, misture bem e deixe cozinhar. Mexa de vez em quando para não grudar.

Quando as maçãs derem uma escurecida e estiverem mais moles, amasse-as e misture tudo. Deixe secar mais um pouco. Quanto mais sequinhas, melhor. Quando estiver pronto, adicione um pouquinho de casca de limão raladinha e menos de ½ suco de limão.

Quando a massa estiver pronta, retire-a do forno e remova o papel manteiga e o feijão. Coloque a compota de maçã na massa, montando a torta. Cubra com as flores de maçã e coloque um pedacinho de manteiga no meio de cada flor. Polvilhe com um pouco de açúcar por cima e leve ao forno.

 

Modo de preparo calda de caramelo

Em uma panela, coloque cinco colheres de sopa de açúcar e acrescente um pouquinho de água fervendo. Misture, mas sem usar a colher. Quando escurecer, acrescente o creme de leite e misture bem. Coloque uma pitada de flor de sal (sal marinho) e misture. Quando for servir a torta, coloque o caramelo por cima da fatia e delicie-se!

 

Comentários