Pão Caseiro Tradicional

Voltar

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo comum
  • 600 ml de água gelada
  • 20 g de sal
  • 20 g de fermento ‘Fleischman’

Modo de Preparo

Coloque a farinha sobre a mesa ou numa vasilha e abra um buraco no centro, acrescente no buraco da farinha a água gelada. Desmanche o fermento ‘Fleischman’ com a ponta dos dedos e dissolva-o na água distribuindo de maneira homogênea em toda a massa.
Coloque a farinha sobre a mesa ou numa vasilha e abra um buraco no centro, acrescente no buraco da farinha a água gelada.
Desmanche o fermento ‘Fleischman’ com a ponta dos dedos e dissolva-o na água distribuindo de maneira homogênea em toda a massa.
Trabalhe com as mãos até obter uma massa que grude nos dedos.
Faça uma bola com a massa e cubra-a com um pano de algodão levemente úmido, deixe descansar por 10 minutos.
Belisque a massa por, no mínimo, 5 minutos, cubra-a com um pano úmido novamente e deixe descansar por mais 15 minutos.
Abra a bola de massa que está descansando, coloque-a sobre a mesa e segure a extremidade mais próxima de você com as duas mãos.
Com um movimento rápido, levante e jogue-a sobre a outra extremidade, rebatendo-a com a mesma rapidez.
Repita a operação anterior, porém deixe uma bolsa de ar no centro, faça a mesma coisa por 5 minutos.
Cubra a massa mais uma vez com um pano úmido e deixe-a descansar por mais 15 minutos.
Coloque-a sobre a mesa e corte-a em pedaços do tamanho desejado, deixe descansar sobre a mesa por mais 15 minutos.
Modele o pão do formato desejado.
Cubra novamente com um pano úmido e deixe crescer por mais uma hora numa temperatura de 25 graus.

Leve ao forno, de acordo com a seguinte tabela:

• Pães de 20 a 50 g: 15 minutos
• Pães de 60 a 100 g: 25 minutos
• Pães de a 200 g: 30 minutos
• Pães de a 350 g: 35 minutos
• Pães de a 500 g: 40 minutos
• Pães de 500 g ou mais: mais de 1 hora

Coloque em uma cesta de vime ou de palha, ou ainda na própria grelha apoiada sobre uma assadeira e espere esfriar.

paes1

1 – No mercado, encontram-se três tipos de farinha branca: especial, comum e com fermento. Para preparar o pão, o tipo ideal é a farinha comum. Na falta dessa pode-se usar a farinha especial, mas jamais a farinha com fermento. Ah! Outra dica importante, na hora de comprar, dê preferência àquelas que vêm em embalagens de papel, pois, elas permitem que a farinha respire melhor.

paes2

2 – O mau padeiro teria optado por diminuir a quantidade de água para que a massa grude menos nas mãos. Errado. Quanto mais grudenta e mais úmida, mais fina será a massa e mais leve ficará o pão. Se necessário, pode-se adicionar mais água.

paes3

3 – Essa operação serve para desenvolver a elasticidade da massa. Quanto mais se belisca, melhor. Pegue uma porção de massa entre o polegar e o indicador. Belisque-a apertando com os dedos até obter uma bolinha. Tome cuidado para não puxar nem rasgar a massa, pois isso a maltrataria. Jogue essa bolinha destacada na outra extremidade e repita a operação, criando um movimento contínuo.

paes4

4 – Para fazer um pão de formato comprido, pegue uma das porções de massa e achate-a com a mão, deixando-a com um formato mais alongado. Depois disso, dobre uma das extremidades compridas sobre a massa até o meio, e, como se fosse um envelope, rebata a aba do lado oposto para cima.

paes5

5 – No forno a gás: Pré-aqueça o forno em temperatura máxima (250 graus). Deixe um copo de água bem gelada ao alcance da mão. Coloque a assadeira com os pães no forno. Jogue rapidamente a água gelada sobre a placa de metal que cobre os queimadores (o “assoalho” do forno). Então feche a porta imediatamente, para que o vapor fique preso dentro do forno. Em seguida diminua a temperatura do forno para 220 graus.

paes6

6 – No forno elétrico: Borrife levemente a água na assadeira dos pães antes de colocá-los ao forno. Não jogue água como no forno a gás mesmo quando desligado.

Dica do Olivier

Uma das opções que temos para fazer pães de diferentes tipos de texturas é a adição de outros tipos de farinha na preparação da massa. Para ter um pão sempre leve, aconselha-se que a quantidade de outras farinhas não seja superior a 60% do peso da farinha branca comum.

Comentários