Barreado
Ingredientes
- 5 kg de carne (paleta) picada em cubos grandes (aprox. 5 cm)
- 1 kg de bacon picado
- 5 dentes de alho
- 1 cebola
- Sal a gosto
- Cominho
- 1 folha de louro
- Salsinha e cebolinha amarradas num maço
- Hortelã e manjerona amarradas num maço
- 1 gengibre batido (somente “machucado”, sem picar)
- Folhas de bananeira para fechar a panela
- Farinha de mandioca para o barreio e o pirão
- Banana d’água, arroz e laranja para acompanhar
Modo de preparo
A tradição recomenda começar o preparo “de véspera” (24 horas antes de servir).
Em uma panela de barro, coloque o gengibre no fundo, depois a carne, o bacon, a cebola, o alho, o sal, o cominho, a folha de louro, os maços de ervas e cubra tudo com água.
Sapeque as folhas de bananeira (passe-as pelo fogo para que murchem um pouco). Forre a boca da panela com as folhas e amarre com uma corda, de forma que fique bem fechada para que a água não evapore.
Numa vasilha, coloque farinha de mandioca e cinza de fogão a lenha. Acrescente água e misture até que se forme uma pasta, o barreio. Aplique sobre a borda da panela para vedar completamente a saída dos vapores.
Coloque para cozinhar por volta da hora do almoço (uma e meia da tarde) do dia anterior, e retire do fogo às 8 da noite, mas não destampe. Pela manhã, abra e prove para corrigir os temperos, volte a fechar e deixe cozinhar novamente até a hora de servir.
Num prato, faça um pirão com a farinha de mandioca e o caldo da carne. Sobre o pirão, coloque banana d’água ou arroz, cubra com a carne (que deve estar bem desfiada) e fatias de laranja.