Asa de Arraia no Vapor com Beurre Blanc (manteiga branca) de Maracujá
Ingredientes
- 2/4 de asa de arraia limpos
- Polpa de 1 maracujá
- 200 g de manteiga sem sal cortada em cubos
- 2 echalotes ou 1 cebola roxa
- Batatas sem casca cozidas na água
- 60 ml de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 200 ml de vinho branco
- 50 ml de vinagre de álcool
- Sal e pimenta branca em pó a gosto
Modo de preparo
Para cozinhar no vapor, utilize uma panela de bambu feita para esse propósito. Para não grudar o filé da asa de arraia no fundo da panela, forre com papel manteiga cortado. Faça buracos para que o vapor passe pelo papel. O peixe vai cozinhar no vapor sem nenhum tempero. Coloque a panela de bambu em cima de uma panela normal com água fervente e que tenha o mesmo diâmetro. Assim, ela fica na posição perfeita para o cozimento.
Enquanto o peixe cozinha, prepare o molho. Usa-se tradicionalmente echalote, porém se não for encontrada utilize cebola roxa. Descasque-a, corte ao meio e fatie bem fininha. Em uma panela, coloque um pouco de vinagre e umas 5 colheres de sopa de vinho branco. Adicione a cebola cortada e leve ao fogo para evaporar o vinho. Quando a mistura de cebola e vinho reduzir, peneire para retirar o sólido, deixando apenas o caldo aromatizado para misturar com o maracujá.
Diferente do tradicional beurre blanc, use maracujá no lugar de limão. Retire toda a polpa do maracujá e coloque em outra panela em fogo baixo para aquecer e soltar um pouco de água. Em seguida, acrescente à panela do molho. Mexa os ingredientes e coloque um pouco de creme de leite.
Para finalizar, pegue a manteiga gelada, corte em fatias grossas e adicione um pedaço de cada vez à panela. Ela vai derreter aos poucos. Mexa para que a mistura fique homogênea. Tempere com um pouco de sal e reserve.
Cozinhe algumas batatas sem casca e disponha junto dos filés de asa de arraia cozidos no vapor. Por cima, coloque o molho de maracujá com manteiga e sirva